Eventos
- I Ciclo de Debates Fronteiras do Pensamento
Objetivo: O "I Ciclo de Debates Fronteiras do Pensamento" é uma realização da Faculdade de Ciências Humanas e do Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (Gerpe/FCH/Ietu/Unifesspa) e visa construir momentos de reflexão e troca de ideias, sendo que nessa primeira edição, o convidado é o professor José Sobreiro Filho da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a palestra "Questão agrária e disputa territorial na Amazônia paraense".
Local e Período: Xinguara, 11 de outubro de 2019, Sala 8 do Instituto de Estudos do Trópico Úmido às 18h30.
Inscrições: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/CDFP
- Seminário As Novas Relações Espaço-Tempo na Região de Fronteira
Objetivo: A proposta do “Seminário As Novas Relações Espaço-Tempo na Região de Fronteira” vem de um esforço de construção de um programa de pesquisas e estudos entre a Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (FCH/IETU) e o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Agrário e Regional (PPGPAM/IEDAR), ambos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O Seminário materializa diálogos cruzados entre diversas áreas do conhecimento (como, Geografia, História, Sociologia, Economia), no sentido de aprofundar de modo interdisciplinar a compreensão das novas relações espaço-tempo na região do sul e sudeste do Pará, que se apresenta como uma das mais complexas fronteiras da Amazônia.
Local e Período: Xinguara, 22 à 23 de agosto de 2019, Sala 8 do Instituto de Estudos do Trópico Úmido.
Inscrições: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/setrefron2019
https://ietu.unifesspa.edu.br/component/content/article.html?id=309
- I Simpósio Nacional de Geografia Regional (Singer)
Objetivo: A proposta do I SINGER – Simpósio Nacional de Geografia Regional é um convite ao debate sobre a teoria regional no movimento da produção do conhecimento geográfico, no sentido de aprofundar os conceitos de região, regionalização e regionalismo, bem como de conhecer as novas abordagens regionais produzidas no âmbito do pensamento geográfico brasileiro. O objetivo é problematizar a produção do espaço a partir da teoria regional, indagando sobre o lugar das regiões, fronteiras e novas relações cidade-campo na compreensão geográfica do mundo contemporâneo. A troca de ideias a partir de diferentes olhares e abordagens permitirá a convergência de esforços para pensar uma atualização da teoria regional e o entendimento de sua potência para explicar e revelar o nosso tempo histórico, o século XXI. O lugar onde se realiza o simpósio, que é uma das mais destacadas regiões de fronteira do Brasil contemporâneo, o sul e sudeste do Pará, é um importante contexto para pensarmos a produção da região, as determinações das fronteiras e as novas relações cidade-campo, que constituem diferentes regionalizações do espaço. Trata-se do primeiro simpósio da área de Geografia Regional na Geografia brasileira, que vem justamente em um momento no qual o pensamento geográfico brasileiro se volta à redescoberta da categoria região e das abordagens regionais.
Local e Período: Xinguara, 24 à 26 de abril de 2019, ACIAPA e Instituto de Estudos do Trópico Úmido.
Inscrições: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/isinger
https://singer.unifesspa.edu.br/
Divulgação: https://gerpe.unifesspa.edu.br/en/noticias/90-i-simpósio-nacional-de-geografia-regional.html
https://www.zedudu.com.br/ietu-unifesspa-vai-promover-i-simposio-nacional-de-geografia-regional/
http://lergeo.fflch.usp.br/node/70
http://www.fapespa.pa.gov.br/noticia/1597
Redes Sociais