Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Publicação da Edição Temática "Espaço, Sociedade e Natureza na Amazônia do Século XXI"
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Publicação da Edição Temática "Espaço, Sociedade e Natureza na Amazônia do Século XXI"

  • Published: Wednesday, 08 January 2020 17:01
  • Last Updated: Wednesday, 08 January 2020 20:59
  • Hits: 836

Foi publicada a edição temática "Espaço, Sociedade e Natureza na Amazônia do Século XXI" na Revista da Casa da Geografia de Sobral, que é produto do “Seminário: As Novas Relações Espaço-Tempo na Região de Fronteira”, realizado pela Faculdade de Ciências Humanas do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (FCH/IETU) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Agrário e Regional (PPGPAM/IEDAR) e com o Grupo de Pesquisa Geografia Regional e Produção do Espaço (Gerpe/FCH/IETU), realizado em agosto de 2019 na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Xinguara. O evento foi coordenado pelos professores Eudes Leopoldo, Anna Carolina de Abreu Coelho, Rafael Gumiero e Sérgio Redón. Foram também convidados outros geógrafos importantes para participar da edição, visando compor um panorama representativo da diversidade que a temática exige.

Nos últimos anos, a questão ambiental tem ganhado uma importância decisiva na compreensão do mundo contemporâneo. A partir da perspectiva de que a sociedade está mergulhada em um processo de crise climática, que pode alterar bruscamente as dinâmicas naturais como a conhecemos, emergiu a questão ambiental como problemática central no século XXI. A preservação das reservas florestais passou a ser um objetivo permanente para diminuir os rebatimentos causados por essas fortes alterações, que chegam até ao nível do cotidiano. É nesse contexto que a Amazônia está no centro do mundo! Ela torna-se uma região acompanhada de perto pelas nações de todo planeta. A sociedade mundial constitui um ethos de preservação da natureza, tornando a Amazônia uma das sedes dos esforços conservacionistas, na tentativa de desacelerar o ritmo das mudanças climáticas, principalmente no atual contexto, onde a pauta ambiental é minimizada e relegada aos interesses do agronegócio, mineradoras e madeireiras, acarretando um dos maiores níveis de desmatamento das florestas amazônicas e de incidência de queimadas. 

Ao mesmo tempo em que o ambiental ganha uma potência importante, o regional retorna como uma dimensão conceitual fundamental, na medida em que as problemáticas ambientais operam a partir de questões regionais. O zoneamento ecológico-econômico, que se tornou central nas políticas de desenvolvimento da Amazônia, é efetivamente um processo de pensar a relação sociedade-natureza diretamente vinculada ao regional. Nesse momento em que o espaço, a sociedade e a natureza na Amazônia passam por grandes transformações, a universidade é convidada a pensar esse movimento, no sentido de ampliar as relações da sociedade regional com as florestas, os rios e a rica biodiversidade em geral, sem comprometê-los. É nesse sentido que a edição temática "Espaço, Sociedade e Natureza na Amazônia do Século XXI" da Revista da Casa da Geografia de Sobral vem somar esforços para a produção de conhecimentos que permita superar as perspectivas de patrimonialização e naturalização da Amazônia, avançando sobre os fundamentos de seus reais conteúdos. Confira os artigos da edição especial aqui.

Imagens de alguns momentos do evento: 

Mesadeabertura

Mesa de Abertura com os professores Sergio Redón (PPGPAM/IEDAR), Rafael Gumiero (PPGPAM/IEDAR), Giliad de Souza Silva (IEDAR), Anna Carolina de Abreu Coelho (FCH/IETU), Eduardo Salgueiro (IETU), Lucas Abud (IETU) e Eudes Leopoldo (FCH/IETU). .

Mesa 1 ok

Mesa "Urbanização e desenvolvimento regional na fronteira" com os professores Anaiane Pereira Souza (IETU), Sergio Redón (PPGPAM/IEDAR), Rafael Gumiero (PPGPAM/IEDAR), Eudes Leopoldo (FCH/IETU) e Andrey Minin Martin (FCH/IETU).

Mesa 4 ok

Mesa "Espaço-tempo na Amazônia" com os professores Anna Carolina de Abreu Coelho (FCH/IETU), Giliad de Souza Silva (PPGPAM/IEDAR), Bruno da Silva (FCH/IETU) e Andréa Regina de Britto Costa Lopes (FCH/IETU).

Professores ok

Coordenadores do evento com professores convidados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página