Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Live "A Pandemia Mata e Desmata" e a Carta Aberta de pesquisadores da Unifesspa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Live "A Pandemia Mata e Desmata" e a Carta Aberta de pesquisadores da Unifesspa

  • Published: Tuesday, 02 June 2020 14:07
  • Last Updated: Tuesday, 02 June 2020 14:18
  • Hits: 602

A pandemia na Amazônia foi o tema da terceira live do projeto “Painel de Reflexão em tempos de crise”, que ocorreu no dia 19 de maio de 2020 às 19h, no perfil Unifesspa no Instragram (@unifesspa_oficial). O projeto pretende gerar mais engajamento e novas proposições de medidas de enfrentamento à crise, com ações conjuntas e articuladas com a sociedade. 

WhatsApp Image 2020 05 19 at 19.46.23Durante a live, os professores Andréa Hentz (IEDAR/Unifesspa) e Eudes Leopoldo (IETU/Unifesspa) apresentaram estudos sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus na Amazônia, destacando os principais aspectos e desafios, com foco em questões sociais e geográficas. A professora Cindy Fernandes (Pró-reitora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica - Propit/Unifesspa) fez a mediação do Painel e o público participou enviando perguntas ou comentários que contribuíssem com o debate.   

Doutora em Ciências do Solo, a professora Andrea Hentz (Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia - PDTSA/Unifesspa) abordou as dinâmicas da ocupação territorial na Amazônia, com reflexões sobre os impactos socioambientais pós-pandemia, decorrentes do avanço do desmatamento. Já o professor Eudes Leopoldo (Vice-diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Coordenador do Curso de Geografia - FCH/Ietu/Unifesspa), Doutor em Geografia, apresentou questões filosóficas, geográficas e históricas para pensar o mundo, a Amazônia e a região de fronteira no fio da navalha, especialmente o Sul e Sudeste do Pará, em tempos da pandemia do coronavírus.

O alto nível de reflexões e ideias propiciou um debate profundo sobre os novos processos e fenômenos da pandemia, inclusive de sua emergência significar a própria inauguração do século XXI. A presença de um público seleto de intelectuais e pesquisadores da Unifesspa e de outras instituições permitiu, no debate, um aprofundamento de algumas ideias centrais para pensar o mundo contemporâneo durante e na pós-pandemia.

A discussão desdobrou pensamentos e concepções da atualidade e do devir. Enfim, na live "Na Amazônia a pandemia mata e desmata: reflexões e desafios" apontou-se para a construção de um front filosófico, geográfico, histórico e ambiental de intelectuais da Unifesspa sobre os novos acontecimentos do século XXI.

Todos os trabalhos submetidos ao Painel Reflexão em Tempos de crise, criado pela Instituição para reunir os estudos sobre o tema, já estão publicados na plataforma e podem ser consultados pela comunidade interna, pelo poder público e toda a sociedade. Acesse o painel aqui

A live contribuiu também para a construção da Carta Aberta sobre a atual situação da pandemia causada pelo novo coronavírus na região sul e sudeste do Pará, assinada por um grupo de pesquisadores da Unifesspa, publicada no dia do geógrafo, dia 29 de maio de 2020. A Carta Aberta foi assinada pelos professores Andréa Hentz, Cindy Fernandes e Eudes Leopoldo, que participaram da live.

Mais de 100 cientistas assinam o documento que apresenta uma forte preocupação com o avanço da COVID-19 na região, uma área caracterizada por intenso deslocamento humano que percorre mais de 40 municípios, 12 povos indígenas, comunidades quilombolas, 513 projetos de assentamento de trabalhadores rurais, vilas e vicinais, dentre outros.

Na carta, os pesquisadores reconhecem as iniciativas e medidas adotadas pelo poder público no combate à disseminação da COVID-19, mas alertam sobre a letalidade da doença em Marabá e região, chamando a atenção para os riscos de um relaxamento das medidas de isolamento social. Além disso, os cientistas apresentam propostas como contribuições ao poder público e à sociedade para o enfrentamento desta grave crise de saúde pública.

Leia a carta na íntegra!

https://www.unifesspa.edu.br/noticias/4584-live-avanco-da-pandemia-da-covid-19-na-amazonia-e-o-tema-do-painel-de-reflexoes-desta-semana

https://www.unifesspa.edu.br/noticias/4613-cientistas-da-unifesspa-publicam-carta-aberta-sobre-atual-situacao-da-pandemia-na-regiao

terceira live painel

registrado em:
Fim do conteúdo da página